Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2010

VARIADAS DO NOSSO SERTÃO

Me desculpem amigos pela longa espera, é que minha vida tripla (biólogo, professor e fotógrafo) as vezes me deixa um pouco atarefado demais, mas enfim, estou de volta ao nosso blog. Desta vez trago diversas fotos que foram feitas no decorrer destas semanas, pois mesmo sem postar estava sempre fotografando.

  • Para iniciar temos os morcegos que como sabemos são os únicos mamíferos voadores, pertencem a ordem Chiroptera (Quiróptera) existindo diversas espécies. É comum as pessoas descreverem os morcegos como seres sanguinários que se alimentam de sangue e atacam qualquer ser que o possua, isto no entanto não passa de uma lenda, pois apenas três espécies de morcegos se alimentam de sangue (hematófagos ou vampiros), sendo que, destas, só uma, o Desmodus rotundus, se alimenta de sangue de mamíferos. Este é o morcego que normalmente transmite a raiva, mas nem todos estão contaminados. Além disso eles não saem por ai atacando qualquer ser não! Normalmente esperam o animal dormir para agir.
  • As fotos foram feitas no sítio Goiana em Itapetim-PE, na propriedade da família Fonte



  • Ai está a já comentada neste blog coruja buraqueira ou Athene cunicularia, que recebia anteriormente o nome de Speotyto cunicularia novas fotos desta bela ave!


  • Em um breve passeio deslumbrando mais um de nossos dias ensolarados tive uma ótima oportunidade de fazer estes registros de um galo de campina (Paroaria dominicana) ave dona de um dos mais belos cantos do Brasil, é uma pena que justamente por esta característica ela seja tão perseguida pelos criadores que a retiram de seu habitat. Deixo aqui o meu voto a favor da reprodução de animais silvestres em cativeiro (se liga “povo” do IBAMA, só legalizando podemos acabar com o tráfico!)


  • Uma das mais belas obras da natureza é a genialidade civil do João de barro criando seu ninho com paredes rígidas de nome científico Furnarius rufus este pássaro usa barro úmido e pequenos gravetos estruturando uma massa que faz sua “casa” perdurar por longos anos!
  • Mito: “O João de barro prende sua fêmea dentro da casa e deixa ela morrer de fome...” Ê povo criativo viu! Kkk ^^

Ai esta a obra de engenharia:


  • Tive no sítio Boa vista excelentes imagens, como por exemplo estas galinhas d’agua (Porphyrula Martinica) Ave totalmente adaptadas a vida em áreas alagadas onde alimenta-se de pequenos animais, sementes e quase tudo que “der sopa”.
  • Uma curiosidade interessante sobre estes animais é o fato de “abrirem” as águas de uma forma característica antes de levantar vôo, eu acreditava que conseguiam esta proeza batendo as asas na água, mas com o auxílio da minha D90 (câmera) em fotografias de alta velocidade, observei que fazem isto batendo os pés na água como se corressem sobre as águas antes de levantar vôo.




  • Apenas como um presente trago estas flores para vós, sem comentários específicos até mesmo porque elas dispensam comentários e eu também não conheço todas as espécies. Maravilha da natureza que como diria o poeta Jessier Quirino “...mostra pra agente que o ouro é ralé...”

Um grande abraço a todos!

Inté meu povo sertanejo!

3 comentários:

  1. ♂ e ai Cassio muito manero teu blog demorei mais achei num foi valeu.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo cassio,

    parabéns pelo bonito e interessante blog,adorei,pois além de ser muito bem organizado,tem ótimos conteúdos,falando do nosso semiárido querido.

    Adorei a sequência de fotos,pois para mim,são a imagem do meu querido sertão ...Valeu!!!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  3. Muito dez...amo animais e flores...principalmente o galo da campina..Muito lindo...

    estou com um blog novo se puder retribuir a visita agradeço...
    http://brunofaunaeflora.blogspot.com.br/


    Obrigado.

    ResponderExcluir